quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Início da Cidade de Martinópole

O municipio de Martinópole surgiu por volta da metade do século XIX. Algumas pessoas vindas de outras localidades (Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Cratéus, Riachão( hoje Uruoca), começaram a fixar residência proxima a uma lagoa que recebeu o nome de Angica. Esse nome foi dado a lagoa por causa de um pé de angico que havia nas proximidades. O ano de 1877 foi marcado por uma forte seca e assim, as pessoas começaram a se aglomerar na lagoa angica.
As primeiras famílias:
Paulino Sampaio
Porfírio Gomes
Brito
Feijó
Melo e outras
A cidade passou a chamar-se Angica. em 1917 a cidade recebeu oficialmente o nome de Martinópolis. recebeu esse nome em homenagem ao padre Vicente Martins da Costa (pároco da cidade de Granja, que muito prestou serviços a este povoado). Portanto Martinópolis tem em sua tradução o significado: Cidade de Martins.
Mas depois foi constatado que no Estado de São Paulo havia uma cidade com o mesmo nome. E que em conseguência disso havia muita troca de correspondência. Naquela época o transporte era a linha Ferrovia. E até mesmo as iniciais eram semelhantes.
EFS - Estrada de Ferro de Sorocaba (no Estado de S. Paulo)
EFS - Estrada de Ferro de Sobral (no Estado do Ceará)
E nessa alteração ficamos nós com o nome alterado e portanto definitivo: MARTINÓPOLE
Fonte bibliográfica: Livro Breve Histórico da Cidade de Martinópole, Monte, Adaulto 1997.