quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Em Março Inauguração do Memorial


MEMORIAL SIMEÃO MOREIRA
CASA DA CULTURA MARTINOPOLENSE
ANTÔNIO MARCELO CARNEIRO
INAUGURAÇÃO MARÇO DE 2008

Iniciativa de Antônio Marcelo Carneiro


APRESENTAÇÃO:

Martinópole, uma cidade Cearense, localizada na zona norte do Estado, a distância de 304 km por rodovia, e 246 Km distância em linha reta, de Fortaleza, com 10.198 habitantes. A cidade ainda não apresenta nenhuma referência cultural para a região norte nem tão pouco para seus próprios habitantes. Com o retorno de Antônio Marcelo Carneiro, teatrólogo Martinopolense, a cidade pode aguardar a primeira casa de cultura da cidade. Uma casa que tem como objetivo ser guardiã da tradição ou mesmo de resquícios de uma cultura pertencente ao município. Antônio Marcelo pretende sediar o primeiro Memorial e Acervo Cultural da cidade. Já que as políticas públicas da cidade não têm interesse e nunca despertaram para essa iniciativa. O Memorial se localiza no centro da cidade , na rua Manoel Feijó no 293 , Centro Martinópole-Ce.

Um poeta e romancista local dá nome ao Memorial: Simeão Moreira do Nascimento. Antonio Marcelo destaca a importância em homenagear este poeta que mesmo distante de uma civilização cultural não deixou de dar sua contribuição ás artes - falada e escrita. Esse Memorial pretende desenvolver cursos, oficinas e palestras com abordagens diversas. Promovendo assim a diversidade cultural do município. Trazendo para a população uma alternativa de eventos voltados para os moradores da cidade, como também para a criação de um celeiro artístico que possa ser representativo dentro e fora de Martinópole. Essa idéia de criar a Casa da Cultura vinha sendo alimentada há longos anos, mas só agora se torna possível a execução do projeto.

Publico alvo:

Toda a população em geral, independente de cor, crença e tendências partidárias. É de fundamental importância nesse Memorial agrupar todas as tendências artísticas e culturais vigentes ou remanescentes na cidade. E que o Memorial não se restringe apenas aos filhos da terra, mas também aqueles que possam e queiram contribuir com o projeto, por isso é defendida uma cultura de todos. É importante também somar com aqueles que embora não façam arte, mas que possam vir a ser nossos apoiadores. E estes são as pessoas que não exercem nenhuma manifestação artística, mas são apreciadores culturais.

Dentro da proposta de seu fundador Antônio Marcelo, o Memorial vai promover eventos culturais dentro da cidade, como também fora do município. Já estão sendo lançados alguns cartazes de mostras de teatro, música e artes plásticas, visando despertar a população para o inicio de uma gestão cultural. O Memorial se propõe a desenvolver artisticamente todos aqueles que tenham interesse artístico e até então não haviam encontrado meios para se interligarem. Há também, dentro do Memorial a proposta do lançamento de um livro com todas as vertentes culturais vigentes na cidade de Martinópole. O livro deverá abordar as personalidades que fizeram a história e também os que estão fora do município. Ele livro virá como cartão de visita da cidade de Martinópole, assinada pelo Memorial, sob a batuta do próprio idealizador do projeto, assim tendo oval que nada e ninguém serão excluídos. É importante arquivar o passado e a memória de um povo para que a cidade não se perca no mapa cultural.
A Casa que está sediando o Memorial é alugada e mantida pelo próprio fundador, e estará aberta a visitação de segunda a sexta, no horário comercial. E a cada semana estará planejando seminários voltados para todas as classes, homens, mulheres, adolescentes e crianças. E há uma proposta também relevante que é trazer para a sociedade um histórico cultural que venha a ser espelho para as cidades vizinhas.
Antônio Marcelo Carneiro é escritor, ator e diretor teatral profissional, tem 33 anos, e residindo em Fortaleza esteve ligado a cultura teatral.

Dos eventos:

Festival de teatro municipal
Festival de teatro regional
Festival literário
Festival de música
Mostra de talentos (agrupando todas as tendências)
Mostra de artes plásticas
Revisitando os bairros( projeto teatral e musical)
Cantando na praça
Pintando na praça
Recital poético
Luarada cultural
Implantação do Jornal “ Martinópole.com”
Visitando as cidades, projeto de integração cultural
(levar a cidade a participar de festivais pelo Ceará)
Roda de capoeira
Cursos para capacitação artística
Lançamento do livro sobre a diversidade cultural do município
Oficinas literárias
Apreciação musical passeando por diversos compositores
Integração de jovens e atividades esportivas
Festas temáticas

OBJETIVO:

DESENVOLVER CULTURALMENTE E INTELECTUAL O MUNICIPIO DE MARTINÓPOLE.
PROMOVER A CULTURA LOCAL E OS ARTISTAS.