segunda-feira, 24 de março de 2008

Paixao de Cristo em Martinopole

Martinopole vive sua fe em festejos religiosos. Dia 19 de março os fieis e devotos de Sao Jose fazem caminhada ate a Baeta... a tradicional procissao de Sao Jose contou esse ano de 2008 com a participaçao de aproximadamente 2.000 pessoas. Entre pedestres, ciclistas e carros. A populaçao começou a se direcionar para o local onde estava a imagem do santo desde as duas horas da tarde, e encerrada a caminhada a populaçao se concentrou em frente a Igreja da Matriz. A procissao teve como organizadores o senhor Elias Felix e o Padre Joao Batista de Oliveira e de as senhores da Congregaçao Coraçao de Maria. Na Sexta Feira Santa fopi a vez da cidade se encantar com a Paixao de Cristo, encenada pelo Grupo de Jovens sob a batuta de Jose Raimundo Braga. A apresentaçao teve cenarios de epoca confeccionados pelas maos talentosas de Paulo Henrique Bernadinho, um dos talentos das artes plasticas martinopolense.
A encenaçao foi acompanhada por olhares atentos e curiosos que permaneceram na ate o final. O ritual teve como complemento o espetaculo de guarda chuvas que pareciam um bale tambem ensaiado, devido a chuva que iniciou durante a apresentaçao. Antes da apresentaçao teatral houve tambem a procissao do SENHOR MORTO. A noite bares, Heladios Club e sorveterias foram ponto de encontro entre amigos e visitantes que se encontravam na cidade. Domingo, 23 de março,o Circo da cidade teve sessao aberto ao publico. Data tambem em que Antonio Marcelo e artistas locais se reuniram no Centro Cultural de Martinopole para discutirem a fundaçao e apresentaçao dos projetos do Memorial Simeao Moreira.

Entre Ritos e Chuvas a cidade viveu seu momento santo. Envolvido em um espirito de fraternidade. Na sexta tambem houve na cidade a tradicional esmola oferecida por algumas familias da cidade.